terça-feira, 16 de outubro de 2012

A vergonhosa escolha de um religioso como ‘O Maior Brasileiro de Todos Tempos’


O que se esperar de um povo que não conhece sua própria origem?

Na noite da quarta-feira (03), o SBT divulgou a final de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

A votação deu-se em duas fases: a primeira fase com mais de um milhão de votações e uma segunda com eliminatórias entre os 12 melhores colocados. Ficaram para a final a Princesa Isabel, Chico Xavier e Santos Dumont.

Com 71,4% dos votos, o médium espírita Chico Xavier foi anunciado com “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

O programa foi baseado no formato criado pela BBC de Londres, “The Greats”, e teve por fim eleger aquele que fez mais pelo Brasil e que se destacou pelo seu legado à sociedade.

Dos três finalistas, quem mais de destacou por seu legado à sociedade brasileira? Santos Dumont, inventor do avião, Princesa Isabel que assinou a lei que aboliu a escravidão no Brasil ou Chico Xavier que psicografou inúmeras mensagens espíritas?

Com Chico Xavier no topo da lista fica evidente que a motivação que levou à escolha do religioso destoou totalmente do objetivo principal proposto pela emissora. Pelo fato do Brasil ser um país voltado à religiosidade e o dois outros finalistas nada terem a ver com religião, isto aliado à falta de interesse dos brasileiros pelo conhecimento de sua própria história, não resta dúvidas de que o que pesou para a escolha de Chico Xavier foi a questão religiosa. Um reflexo da cultura diminuta arraigada no seio da sociedade brasileira.

Além de Dumont e Princesa Isabel, pode-se citar outros exemplos como o médico sanitarista Carlos Chagas que foi o primeiro e único cientista da história da medicina mundial que em sua empreitada contra a malária fez a descoberta de uma das mais perigosas doenças infecciosas: a doença de Chagas.

Seu relevante e destacado trabalho recebeu vários destaques e impediu que milhões de pessoas, não só no Brasil, mas mundo afora, fossem e sejam mortas, após infectadas pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por paixão somente.

O que se esperar de um povo que em pleno processo de julgamento do Mensalão – que é considerado o maior escândalo da história republicana – ou às vésperas de um pleito eleitoral está mais preocupado com ‘Carminha’ de ‘Avenida Brasil’?

Chico Xavier como ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’ certamente é motivo de vergonha e não de ovação, pelo menos para os que amam a cultura e a história.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de Paulo Teixeira

 

Por

 

Paulo Teixeira é carioca, cristão evangélico da igreja Assembleia de Deus e atua na internet como blogueiro e articulista, desde 2007, focando assuntos sociais, políticos e religiosos, analisando-os sob a ótica cristã. Licenciado em matemática pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ) e graduando em história pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Perfil no Twitter: @PauloTeixeiraRJ 

Fonte: http://colunas.gospelmais.com.br/a-vergonhosa-escolha-de-um-religioso-como-o-maior-brasileiro-de-todos-tempos_2905.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário